Singular

27 de janeiro de 2023

Foto: Dan Meyers

Existe algum segredo na cadência dos meus passos, do meu gingado tenro e resoluto; no meu olhar cristalino, sempre admirado, que transparece candura e algo de densa compreensão. Parece haver um diminuto fio invisível que me locomove e me impulsiona espontaneamente, esnobando a engenharia complexa na qual o mundo externo se desenha diante de mim. É uma presença quase inconsciente e intimamente discreta, pois me abrange e me abriga, e de algum modo, sutilmente, sinto-a.

É um empuxo que me põe a investigar e abraçar as nuances da vida, da natureza, das pessoas que me cercam, feito um processo de microscopia em que me atiça enxergar as substâncias belas – e invisíveis – ao meu olho nu. É um olhar de dentro, um olhar da alma, uma completa inteiração dos traços, das diferenças e características que tornam cada coisinha tão única. Eu capturo segundos e eternizo momentos, alimentando um relicário com ricas experiências, praticamente imperceptíveis para uns.

Eu não entendo muito bem como vou tateando pelos caminhos, tampouco compreendo esta força que me ampara e me põe diante de encontros especiais, como um novelo que se desdobra e vai se revelando – para mim –, ocasionando-me em tons de assombro. Sou refém de escolhas que ainda não captei bem e me custa conceber o propósito pelo qual me dispus ao encarnar nesta vida. Sinto-me um explorador, um viajante que se propôs a colher aprendizados, ingerindo desde o mais belo ao mais desprezível.

Eu persigo desejos e sonhos muito profundos, e não tenho mais muita convicção se um dia os realizarei. Mas são eles que me impõem a caminhar descalço para sentir a vibração do mundo, a apreciar o entardecer de um dia ensolarado, maravilhar-me com simplicidades, como um abraço acalentado ou com o sabor de um café feito com amor. Eu perscruto o amor, mas no fundo, ele que me espreita de longe, enfeitando e colorindo os meus caminhos, para que eu seja preenchido com um sentimento tão singular quanto inexplicável.


Aspas do Autor: A cada dia percebo mais a importância em viver, aproveitar a vida e todas as suas singulares e ricas experiências. Viver é sempre se surpreender.

5 comentários:

Pâmela Marques disse...

"Eu persigo desejos e sonhos muito profundos, e não tenho mais muita convicção se um dia os realizarei. Mas são eles que me impõem a caminhar descalço para sentir a vibração do mundo..."

Definiu demais o meu momento. Que a gente nunca deixe de caminhar.

Wendel Valadares disse...

"Eu não entendo muito bem como vou tateando pelos caminhos.."

É isso, Alê! Eu também não entendo muito bem, mas vou. E que bom que nessa ida, nossos caminhos se cruzaram e continuam se cruzado, bem ali, naquele poema que é também abraço e é também afeto e é também acolhimento.

Eu sempre amo quando você escreve!

Te abraço todos os dias!

Bandys disse...

Oieee,

Aqui sempre encontro sentimentos lindos e suaves. A leitura trás recordações de tantos anos... Você esta a cada dia melhor e eu fico feliz com isso.
Não vamos nos perder!
Feliz domingo, beijos
saudades também.

Helena Rodrigues disse...

Perfeito!
O importante é apreciar a jornada.

Jaya Magalhães disse...

Amigo, nunca mais tinha lido nada seu, mas nunca mais tinha lido nada seu que fosse TÃO VOCÊ. Que bonito jeito de enxergar, caminhar. Que maravilhoso jeito de escrever o sentir. O último parágrafo me pegou muito. Essa vontade de trocar sentimentos singulares e inexplicáveis às vezes é muito urgente, sinto saudades de me encantar a esse ponto. Mas pelo lado bom, matei as saudades de me encantar por você. Continua, tá? Sempre.