Imaginar... Amar

17 de dezembro de 2011




Quando sonhamos, temos esperança.
E quando temos esperança, temos tudo.


  
Imaginamos e somos. Imaginamos e temos. Imaginar é se deixar conduzir por um rio que conflui na verdadeira vida. Sonhar não é mais que isso. E viver é o maior de todos os sonhos. Porque foi imaginado. É excelente exercitar esta magia em criar, em construir caminhos repletos de graça, cheios de adornos sublimes e cores vibrantes. Ao colorir as arestas da mente com nossos mais bonitos sonhos, desejos ternos e finais felizes, tudo fica diferente, tudo ganha um brilho a mais. Tudo acelera e tudo desacelera. O amor se recupera. Brota.

Imaginar é buscar. E quem busca torna real. Porque sonhar é andar de mãos dadas com a esperança. E a esperança preenche o âmago com um deslumbramento incomparável. A sensação é ímpar, porque nos dá tudo. Tudo fica ao alcance. Esperança é a companheira fiel da imaginação. Porque ela é a fada madrinha dos contos de fadas. O segredo da realização é a firmeza de vontade. Não somente, mas também na força do acreditar; na confiança que se espalha pelo salão mais profundo da alma. É como sustentar o espírito num eterno enamorar.

Imaginar é viver em dobro. É como pintar um quadro com as duas mãos. É viver em duas dimensões. É escrever em frente e verso ao mesmo tempo. É correr e não se cansar. Sonhar nos permite viver mais, nos faz atravessar uma película envolta em sensações exclusivas de caráter especial, singelo e altivo. É uma maneira doce de esparramar o corpo em ecos nobre de um amor divino, de sentimentos além, não decifráveis, mas encantadores, que enriquecem a vida.

Sonhar é construir castelos; é ser príncipe ou princesa; é voar ou respirar no fundo do mar. Sonhar é colorir o que nunca existiu; é dar vida ao inanimado; é ter a chave que abre um baú de tesouros. Imaginar tem este poder de tornar, de preencher, de dar vazão aos segredos guardados em caixinhas douradas. Imaginar é realizar. Porque tem querer, tem desejo, tem busca, nos dá uma luz pra guiar nossos passos até enlevos suntuosos, que tornam a vida mais concreta, mais coberta com contentamentos. Tem um poder gratificante, uma força capaz de dar leveza à alma e alastrar o sabor do amor no âmago.

Sonhar nos faz bem, porque acima de tudo é prazeroso. É delicioso imaginar uma série de acontecimentos envoltos a nós; rascunhar momentos e ocasiões para que se façam reais nos corredores da preciosa vida. Imaginar é um sustento ao amor, um sopro que revitaliza o oxigênio do corpo e da mente. É apenas um segredo sussurrado ao vento e deixado nas mãos do nada, para que seja abraçado pela cálida e bondosa energia mãe, o pulsar que permeia as linhas do ambiente ao redor. A vida dá o tom. Porque ela mesma a faz realizar. A faz nascer.

Sonhar é viver. Viver é sonhar. Imaginar é ter. E quando se tem, imagina. E existe. O querer faz a ponte, cria as peças do encaixe, dá os elementos para tornar possível. A firmeza em sonhar é que constrói, é o que une as peças de um quebra-cabeça que só existe na mente, e torna real o que antes era possibilidade. A força da imaginação é que torna a vida mais bela e legítima. É como sonhar em ganhar uma flor da sombra de alguém... E acontecer. É fazer amor fluir de lugares que poucos enxergam, de cantos não convencionais; é deixar escorrer o encanto no mais secreto de alguém; ou nas esquinas menos movimentadas; nos recantos mais miseráveis.

Sonhar é ter amor. E não há nada melhor para imaginar, senão o próprio amor. Tornar verdade é amar. E não há beleza em amar sem imaginar...

 



Aspas do Autor: Sonhar é um ingrediente que dá substância à vida. Desde que não sendo de forma intermitente, a imaginação precisa ser exercitada. E não há um alcance exato. Para quem sonha, o céu não é o limite (risos). Eu sonho. E tenho amor. Imagino o amor a aprendo a amar. Ao amar torno real o que sonho. Porque busco, persisto até o fim, pelos meus. Mais dia ou menos dia eu os realizo. Hoje vivo um bonito sonho... E desse não quero acordar mais (risos).

18 comentários:

Tammy disse...

Bom Dia.
Um fato curioso é a minha dificuldade em comentar seus poemas.Eles são tão profundos que os dedos não conseguem expressar o que meus olhos delirantes leem fascinados.Estou aqui neste exato momento lhe escrevendo com um coração prudente.Minha mente desde a infância sempre foi uma exímia contadora de histórias.Elas simplesmente nasciam e tornavam-se partes de mim.As vezes,a vida se torna tão monótona e desgastante que a única saída para o nosso infortúnio são os sonhos.Esses nascem da nossa capacidade de mudar o presente,o estado que nos encontramos.Tenha um ótimo fim de semana.Beijos de uma leitora emocionada.

Evelyn Dias disse...

A imaginação é o primeiro passo. Depois é acreditar e ter força de vontade pra dá vida aos nossos sonhos!
Belo texto, saudades !
Beijos.

Roberto Machado Alves disse...

Gostei imensamente do que li. Parabéns pela sensibilidade. Aproveito para agradecer a visita ao meu blog.

Um abraço
Roberto

Anónimo disse...

Olá Alexandre,

Que poder, que sentido de escrita!
Não é Psicoterapeuta, não?
Você, Alexandre, pega as palavras, nesse caso os verbos e os abre e nos põe a reflectir.

VOCÊ DIZ COISAS INCRÍVEIS!

"E NÃO HÁ BELEZA EM AMAR SEM IMAGINAR"... verdadeiro, divino e soberbo.

Quanto à história, que comecei hoje, lá no blog, pois ela é curiosa e cria expectactivas, que é isso, que eu pretendo.
Nós, aida não pusemos nos paineis nossas fotos. Vou fazer, agora, no seu. Se quiser, gostaria da sua.

Bom Domingo.

Beijos carinhosos de luz.

Luzia Medeiros disse...

Quando você escreve, escreve com o coração, com a alma.
Quem tem o dom de sonhar, tem o dom da vida, porque não há vida sem sonhos.
Beijos.

Naia Mello disse...

tudo que a gente cria expectativas é criado na nossa mente. tudo tem um pouco de idealizar.

Bandys disse...

Alê,
Sonhar é ter o amor. E ter a amor é sonhar. E ja que estamos falando de amor...

...........{_}
......... /......\
........ /........\
....... /_____\
.... {`_____`}
....././..o....o..\.\
...(....(__O__)...)
...{".......u....`“}
... {................}
.... /{............}.\
... /....“.........“.....\
.. /_/......`“`......\_\
{__}##[.. ]##{__}
.(_/\\________/\\_)
.......|___|___|
........|--|....|--|
........(__)`(__)

°•..•°•..•°•..•°•..•°•..•°•..•°•..•°•..•°

Neste NATAL vamos:

Multiplicar o Amor..
Que nossas mãos possam ser portadoras de paz..
De afagos..
De carinho..
Que escorra delas os mais límpidos sentimentos..
De bálsamos..
De alívio..
De força..
De luz..
Que possam ser espraiados na terra árida..
Fazendo Germinar o amor entre as pessoas..
Multiplicando cada melhor essência de nós..
Fazendo-nos fortes ao meio à tempestade..
Deixando-nos ver o sol que nasce..
Que rompe a noite..
Que se faz dia..
Que se faz belo..
Que se faz vida..
Que se chama AMOR!

°•..•°•..•°•..•°•..•°•..•°•..•°•..•°•..•°
Beijos

Luna Sanchez disse...

Eu procuro evitar a palavra "intensidade" porque, apesar de gostar do seu significado, ela está tão desgastada pelo uso indevido, concorda Alexandre? As pessoas estão classificando tudo como intenso, até o que não é nem nunca foi...Uma pena.

Mas aqui, agora, lendo o teu belo texto, devo dizer que a sua intensidade me conquistou e falo em intensidade com propriedade pois as tuas linhas merecem esse adjetivo.

Gostei muito, parabéns.

Um beijo.

Angella Reis disse...

Adoro seus textos Alexandre são sempre tão belos e profundos, e eu gosto dessa profundidade.

Tentei vir aqui outras vezes, mas não tava conseguindo acessar tua página. Desejo a você um Feliz Natal na paz do Senhor!

Beijo

Rebeca Amaral disse...

Ô Alê, se for mesmo assim, do jeito que você sussurra nesse texto, creio que tenho amor em mim pra uma vida inteira. Sinto que no ano que virá, muito do que projeto em sonhos há de se realizar, uma vida mais livre, mais leve, aberta para o amor. É disso que as pessoas precisam, né? Libertar-se pro sonho! Sorrir pra imaginação, e viajarem em si mesmo.
Sou craque nisso e me sinto cheia de luz depois desse teu texto.

Um beijo, meu amigo! Aqui continua maravilhoso, lindo! Te adoro!

Anónimo disse...

Olá querido Alexandre,

Passando para ver se havia novidades e te desejar um excelente dia.

Beijos de luz.

Luzia Medeiros disse...

Desejo que neste natal, o menino Jesus lhe cubra com muitas bençãos.
Beijos e feliz natal.

Heitor Lima disse...

Cara, você realmente tem um dom. É incrível como é fácil se perder em pensamentos e reflexões durante a leitura de seus textos. Isso é lindo *.* HEHE'
Fiquei tão feliz com seu comentário, cara. Muito obrigado pela retribuição. Você também será sempre bem-vindo ao meu blog.
Feliz Natal! \õõ

Unknown disse...

Pode parecert meio boboca, mas comentar seus textos sempre foram um desafio para mim! Parece que vc sempre diz tudo...

"Sonhar é ter amor [...] E não há beleza em amar sem imaginar"
Há o que acrescentar??
Perfeito *-*

Passando também pra dar notícias aos amigos, como você, que não deixaram meu jardim morrer! Obrigada pelo carinho!

Beijos no coração!

Tay disse...

Lindo texto, simplesmente amei *-*
bjus ;*

:: Mari :: disse...

Querido, quanta saudades...

Demorei, e quanto aqui chego deparo com este tudo isto.

Sonhar é ter amor... Tornar verdade é amar... Tempos que não via algo profundo assim.

Aproveito para te desejar um abençoado Natal e um 2012 renovado e melhor em tudo.

Um abraço enorme
Fique com Deus

Evelyn Dias disse...

- Faço votos para que todos se deixem influenciar por esta época Natalícia e possam olhar para o mundo de uma forma mais ternurosa e misericordiosa. Que todos os corações possam bater ao compasso do amor. Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde e felicidade!

http://3.bp.blogspot.com/_8Oz9ZAawUTM/TRdv7ZJ4j7I/AAAAAAAAEDY/0-zsE0TynA8/s1600/tumblr_kv7v8xPZDn1qzzefvo1_500_large.jpg

Abraço! (:

Anónimo disse...

QUERIDO ALEXANDRE,

FELIZ NATAL E BOM ANO NOVO.

Beijos de luz.