A vida é uma dura lição

12 de fevereiro de 2011




Quando caímos no chão, percebemos o quanto a vida é real.


Todo dia recebemos duras lições. São verdades postas na nossa cara, com o intuito de nos mostrar que tudo segue um ritmo diferente do que idealizamos. Não podemos pintar um quadro perfeito de todas as situações, nem do que ansiamos e desejamos. Quanto mais sonharmos e menos vivermos, podemos nos ferir com as doces ilusões posteriormente. Se vivermos mais que sonharmos, podemos estar afastando a sensibilidade tão essencial na nossa alma. Não dá pra viver em um mundo completo de fantasia, nem mesmo num mundo tão real sem sonho. Dez passos no céu, outros dez no chão. Todos os elementos se complementam. Tudo precisa ser moderado e contrabalanceado. É necessária viver a vida com ponderação, pesando a sensatez, e equilibrando bem razão e emoção.

A vida não é complicada, nunca vai ser. Apenas nós que colocamos empecilhos e culpamos o vento. Entretanto, a vida não exige facilidade. E nem nunca vai ser fácil. No momento em que existirem dois pesos e duas medidas, a situação ficará perigosa. A grande verdade é que em alguns momentos nosso instinto de proteção pode se tornar traiçoeiro. É o instinto automático de sobrevivência, é a teoria de que uma ação gera reação. Quando nos sentimos acuado e pressionado, a adrenalina flui com intensidade. Podemos explodir com atitudes ofensivas a ponto de defender nossa integridade ou simplesmente nos levarmos inquietamente por emoções. O resultado de impulsos são sempre surpresas desagradáveis. E quando menos percebemos, a vida nos dá um soco na cara. Porque situações como essa nos faz – involuntariamente ou não – ferir as pessoas que nos cercam e a nós mesmos. Então tudo parece turvo, confuso. As escolhas parecem ordinárias perante o que a vida nos propõe. A dor é inevitável, mas o aprendizado é opcional. Infelizmente nem todos enxergam ou não buscam aprender.

A vida nos dá lições e nem parece se preocupar com o buraco que pode causar. Quando achamos que estamos corretos, tudo ao redor nos indica que estamos errados. Isso acontece porque convivemos em cima de uma fina linha tênue entre o certo e o errado. O fato é que é sempre muito fácil encontrar motivos e culpar fatores externos, quando na realidade somos responsáveis por nossos próprios atos. Quando verdadeiramente concluirmos de que tudo segue de acordo com o seu propósito, ficará mais fácil de entender. O fato é que buscamos imagens que não existem. É preciso entender que a verdade é dura, mas é o real. O verdadeiro ideal vai ser sempre repleto de muita dificuldade, de muita dor, muitos obstáculos e desafios, mas que tudo também pode render superações, lições e aprendizados. O perfeito está justamente nessa diversidade de experiências, boas ou ruins. O quadro mais bonito é o mais borrado. A pessoa mais querida é a que justamente tem mais defeitos.

É duro acreditar em tudo. É difícil mensurar como será o futuro. Natural ter temores quanto ao que passa, e ao que virá. O que não podemos é nos esconder, Inventar fórmulas, desenhar situações e casos que nunca irão existir ou pessoas perfeitas que sequer nasceram. É preciso sim, acreditar que às vezes o certo é aquele casaco mal costurado, ou o quadro mal pintado. Porque a vida nem sempre será linda, com enfeites coloridos, flores nos caminhos e sem espinhos no amor. Porque nem todas as pessoas serão completamente perfeitas. Mas serão perfeitas em suas adversidades e limitações.

A vida será uma professora rígida, exigente, nos castigando quando necessário. Mas também será doce, atenciosa e ensinará quando verdadeiramente precisarmos. Cada um de nós, então precisa estar bem atento, para absorvemos cada aprendizado. E assim então, posteriormente aprendermos a conviver com mais compreensão, menos ansiedade e mais zelo com o que nos cerca. Porque a vida é uma dura lição, mas também é um doce presente.

 
 
 
 
Aspas do Autor: Acho que precisamos apenas aprender a viver de forma mais equilibrada, para podermos entender todas as razões postas pela vida. Toda experiência é de alguma forma necessária, enriquecedora. Porque não há lições melhores dos que o que a vida nos dá. Lições que nos ensinam a discernir melhor. Bem, deixo aqui afeto meu e o desejo de uma semana abençoada para todos.

15 comentários:

Clara disse...

Olá, mei querido amigo!
Nem vim te dar boas vindas... Peço desculpas.

Palavras muito bonitas essas suas. A vida é algo muito difíucil de decifrrar, entender ou transformar em fórmulas. Isso porque a cada momento ela parece mudar de face e nós, tão suscetíveis aos nosso sentimentos e emoções a vemos de uma ameira diferente a cada situação.

Acho que o equilíbrio é algo que devemos buscar e aprendi que certas boas atitudes, com esforço se tornam hábitos, como por exemplo ver o lado mais luminoso das situações e das pessoas.

Grande abraço, fico feliz também que voltou! ^^

Clara disse...

Perdoe os erros de digitação :)

Naia Mello disse...

Pensei em várias coisas que aconteceram comigo ao ler esse texto. To passando por uma situação que se deve pensar, e aí vem essa coisa de escolher. Doí demais uma escolha e as vezes você tem que seguir adiante.

Srtª Elis° disse...

Grande amigo..es perfeito em palavras e vida..
Sim em vida por somos aquilos que escrevemos....nestas singelas palavras nod transmite tanto teor de sabedoria que vem regado de vida de humano...
Me emocionei com esse post... Diversas vezes comparamos nossas vidas com a dos outros, e pior que isso, muitas vezes acreditamos que deveriamos ser como aquela determinada pessoa só porque ela parece que está "no caminho certo"(isso é coisa de pai e mãe). Mas a verdade é que não existe caminho certo, ou caminho errado. Existe o nosso caminho e é nele que devemos acreditar e seguir, porque como diz o Caio: "Se você souber levar, pode até ser bonito..." E será lindo, pra todos nós que acreditamos.
Beijos pra ti!

Unknown disse...

Eu pude ver e sentir o qto o chão é duro e frio...
Mas as quedas e decepções são necessárias nas nossas vidas.
Nos traz mto sofrimento, mas aprendemos mto com ele tb...
OBgda pelas palavras em meu blog...
Fikei imensamente feliz e feliz pelo abraço!
Bjos meu poeta
=D

Flor de Lótus disse...

Oi,Alf!A vida é uma verdadeira caixinha de surpresas o que ontem era definitivo hoje não é mais o que ontem era um lindo sonho hoje pode ter virado o pior de todos os pesadelos.A vida tem muitas lições a nos ensinar e nós devemos estar atentos para que possamos realmente aprender com ela.
Quanto a idealização e a perfeição o melhor que temos a fazer é "cair na real" ninguém é perfeito somos humanos e isso já presupõe que não somos perfeitos e precisamos aceitar a nos mesmos e aos outros com os defeitos,mas é claro precisamso sempre melhorar...
Uma ótima semana!
Beijosss

Bandys disse...

Oi,
A vida realmente nos ensina duras e belas lições. Sempre tenho comigo a frase "não importa como cair mas sim como levantas."
Voce me fez lembra tantas lições que a vida ja me deu mas o doce sabor de vive-la a cada dia vale a pena.
"Se pudesse deixar algum presente a você deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos
A consciência de aprender tudo
o que foi ensinado pelo tempo afora
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos
Deixaria para você se pudesse
o respeito àquilo que é indispensável.
Alem do pão o trabalho
Além do trabalho ação
E, quando tudo mais faltasse um segredo o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída"
[Gandhi]

Te deixo beijos e o desejo de muita paz.

Carolina disse...

A vida é simples, mas sempre complicamos tudo. Nossos piores inimigos somos nós mesmos... quando percebemos e aceitamos isso, as coisas ficam mais fáceis.

Um beijo

Vanessa Monique disse...

Oiee,nossa qnt tempo neh?!
A vida anda uma correria, a internet não corre de jeito nenhum...kkkk
Mas q bom q tô passando por aki p ler mais 1 de seus textos maravilhosos,sempre tão reflexivos.Costumo dizer q crescer dói muito,deixa cicatrizes,marcas para sempre.
:*

Essência e Palavras disse...

Seja leve, seja suave contigo mesmo.
Isso basta.

beejo e boa semana.

Kamilla Barcelos disse...

As duras lições são aquelas que mais nos fazem crescem. Confesso que na hora não gostamos de recebê-las, mas sabemos que elas são importante para o nosso amadurecimento.

Larissa disse...

Pra mim, o necessário é apenas viver. Seja com alegrias, tristezas, dores ou alívios. É a vida e não há como desviar dos fatos. Basta seguir em frente e agradecer à ela por, principalmente, nos dar a dádiva que é o viver!

Uma ótima semana pra você.
Um beijo.

Nina Vieira disse...

É engraçado que você tenha escrito isso. Acho que a vida tem me dado duras e boas lições. Todo aprendizado é válido na estrada que seguimos rumo ao conhecimento de nós mesmos. Obrigadíssima.
Um beijo.

Monique Premazzi disse...

A vida é complexa, cheia de altos e baixos, tropeços, lagrimas e sorrisos. As vezes é dificil decidir o que é certo e o que é errado, é complicado. Só que estamos aqui, continuamos tentando entender e caminhamos com nossos problemas do dia a dia, culpando todos por ai.

Adorei demais o texto. Seu blog é sempre o melhor! Sou suspeita para dizer e isso é fato.

Obrigada pelo lindo comentário lá no blog, viu? Você é uma das pessoas que sempre vou levar no coração de toda a minha história de blog.

Beijinhos
TE ADORO <3

Michele disse...

Alê, a vida nos aplica lições o tempo todo e realmente não se preocupa se essa tarefa nos será árdua ou não. Como você disse, cabe a nós mesmos procurar o melhor caminho para trilhá-la com sabedoria e muita paciência, para absorver cada coisinha boa que possa vir a nos acrescentar, nos fazer crescer ainda mais!

Um beijo grande, querido!