A sombra que me persegue

18 de setembro de 2010




Eu vejo uma sombra me seguindo. E sempre que deixo brechas, o temor reaparece. Eu sei que não é preciso olhar pra trás, mas o receio me faz olhar e ter a certeza do quanto estou distante. O grande objetivo na minha vida tem sido afastar-me dessa escuridão. Tenho vivido essencialmente para estigmatizar os meus piores aspectos. Mas a vida meu ensinou que extrair os piores pesadelos da gente, as faces mais obscuras que nos mascaram, não é uma tarefa das mais fáceis.

Não quero virar refém da minha sombra, do pior que me persegue, mas preciso aceitar que não sou alguém inabalável, muito menos invencível. Sou apenas humano, buscando, dentro do possível, amadurecer e evoluir. O que acontece é que o caminho, por vezes, se estreita, e sinto a dificuldade cruzar a minha luta. Cuido para evitar, mas nem sempre é possível deixar a sombra distante. Como uma criança aprendendo a andar, tem horas que caio e a sombra que anda à espreita se aproxima.

São nas horas em que, por um descuido, a sombra me abraça que tenho mais medo de mim e do que posso me tornar. A sombra ao meu encalço guarda tudo de ruim que eu tenho, e tudo o que até hoje pude ser capaz de extrair de mim. Tenho medo sim, medo de que eu me machuque ou fira, que na recaída eu sofra ou faça sofrer. Embora eu tenha a relativa sensação de que tudo isso é natural, quando somos alunos da vida. Faz parte da necessidade em crescer. Apesar de evitar, tem horas que fica fácil perceber que sentir antigas dores facilita o discernimento de novos aprendizados e elementos tão intrínsecos no amadurecimento.

Às vezes é dolorido perceber as chagas presentes em mim, mas também tenho a consciência de que é necessário encarar meus piores lados para que eu possa encontrar meios de me recuperar. Mas sinceramente busco estar a cada dia mais longe dessa escuridão. A cada dia quero distanciar-me mais do negror que por vezes me aflige ou já me afligiu. Exijo muito da minha caminhada, da minha força de vontade em perseguir a luz. Mas sei que é preciso ter mais paciência com o crescimento, com o advento da minha melhora. Cada experiência, por mais dolorosa que seja é vital para minha melhor compreensão.

Consequentemente continuarei minha caminhada de fé, lutando para extrair mais e mais pesadelos de mim. Mesmo com a sombra ao meu encalço, jamais irei desistir de manter distância da escuridão que me segue e que mancha a minha alma. Lutarei bravamente para sempre trazer luz dentro de mim. Não serei perfeito (dificilmente serei), mas não serei tão imperfeito a ponto de não reconhecer os obstáculos preciosos que existem na vida, juntamente com todos os seus ensinamentos.

Sei o quanto é longa a caminhada, e, portanto, venho condicionando a serenidade, para que eu nunca enfraqueça perante as adversidades. Nesse processo de crescimento, vou estar sempre a mercê da sombra, isso é verdade, mas com o tempo pretendo transformar a minha luz muito maior que a escuridão, a ponto de um dia, a luz iluminar amplamente o meu caminho, sem que eu possa enxergar a sombra me perseguindo. Está longe pra isso. Está longe e difícil pra todo mundo alcançar algo assim. Eu sei. Mas quando vamos à luta de nosso bem estar e felicidade, não devemos nos contentar com pouco. Precisamos almejar o melhor objetivo.

É isso que quero pra mim. Quanto mais distante eu estiver da sombra, mais próximo estarei da luz. O caminho é longo, mas não fraquejarei.





Aspas do Autor: Nada é impossível para quem crê e busca estar sempre no caminho da progressão. E vou caminhando em busca da minha melhor sintonia com a vida e com a minha alma. Meu carinho à todos. Fiquem em paz!

25 comentários:

Lia Araújo disse...

Venho comentar depois... mas, ficou melhor com o titulo dramático, jeito Lia de ser.

beijos meu querido

Rodolpho Padovani disse...

Esse daí foi pra gente parar pra pensar na vida e nas vezes que deixamos a sombra se tornar maior que a luz e isso é perigoso, pois nunca sabemos o que a sombra esconde em sua escuridão.
É sempre bom se manter na luz, indenpendente do que aconteça, pois na luz enxergamos com mais clareza e somos pessoas melhores.
Ótimo texto, um pouco diferente dos últimos que li por aqui, mas isso mostra sua capacidade de variar.
Parabéns.

Grande abraço, amigo.

Ataniel Santos disse...

A sombra sempre está ao nosso lado, mas se tivermos fé e crê que a luz é maior que tudo e nos faz caminhar, jamais teremos medo de fraquejar e errar.. Contudo é preciso amar aquEle que nos amou primeiro,Jesus, para que sua intensa luz resplandeça sobre nosso rosto..
Para meditação:
>>> “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” João 14.13

Ataniel Santos disse...

Um abraço e uma boa semana!
Ah!Obrigado pela participação no texto "Nosso 1º Poema".

Flor de Lótus disse...

Oi,Alexandre!Ninguém é 100% bom ou mau, temos nosso lado escuro sombrio que por mais que tentemos nos afastar dele ele sempre irá nos perseguir.Temos que sempre lutar contra esse nosso lado e deixar o bem vencer,mesmo nas horas mais difíceis quando nada parece fazer sentido.
Um forte abraço e um ótimo domingo

Bandys disse...

Oi Alexandre,
Um texto de pura reflexão. Quando acendemos uma luz o primeiro a se iluminar é nós mesmos. Coloco sempre o amor e a fé e assim a sombra não tem muita vez..

Se pudesse deixar algum presente a você deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos
A consciência de aprender tudo
o que foi ensinado pelo tempo afora
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem
A capacidade de escolher novos rumos
Deixaria para você se pudesse
o respeito àquilo que é indispensável
Alem do pão o trabalho
Além do trabalho ação
E, quando tudo mais faltasse um segredo o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída"


Saiba que tens uma amiga aqui.
Um beijo no teu ♥

Hugo de Oliveira disse...

Desejo muita luz em seu caminho...sempre.

abraços

Anônimo disse...

Nossa sem palavras realmente muitas coisas ditas aqui tem um pouco de mim e isso me cala.

Tô seguindo, beijos.

http://lisandralavigne0.blogspot.com/

:: Mari :: disse...

Nossa Alexandre,
Confesso que no inicio do texto achei um pouco assustador, mas na medida que fui lendo foi-se revelando umas coisas que são bem parecidas comigo... e no final você finalizou meuito bem.

Quanto mais distante eu estiver da sombra, mais próximo estarei da luz.

É isso mesmo.

Bjos

Michele disse...

Querido, o jeito é vigiar, sempre! As sombras estão aí o tempo todo, trazendo à tona nossos medos, inseguranças, culpas. Mas é preciso buscar a luz, orar, cultivar bons pensamentos e pensar que você é quem tem o controle da sua vida!

Um beijo, amigo!
Fique bem!

Clara disse...

Quando a sombra me abraça, eu também fico com medo de mim e, acima de tudo do que eu serei pra mim mesma. A vida geralmente é mais difícil pra quem escolhe o caminho da lealdade ao coração, mas a luz, que sempre ilumina as sombras e nos fortalece, é também um motivo pra continuar caminhando.

Elis disse...

Ahh sombras e luzes...sempre estarão ali bem ali... e de nosso feito saber onde devemos ir seguir... te-las em volta..
sempre eu passo por momentos...de escuridão.....mais sempre passa geralmente passa....

Um xero a ti !

Hugo de Oliveira disse...

Alexandre,


voltei aqui pra te desejar um semana iluminada.

obrigado por passar lá.


abraços

Bill Falcão disse...

O caminho é a luz!
Abraços!

Rebeca Amaral disse...

Acho linda essa sua força, Alê! Você parece tão determinado em ser feliz, e isso é tão contagiante, sabe? Quando eu te leio parece que uma luz acende em meu coração, assim como o caminho que você vem nos mostrando. Um caminho pleno, é o caminho da felicidade, não é?
Desculpe minha ausência, mas você sabe o quanto adoro isso aqui, não sabe?

Continue brilhando, Alê.

Te gosto muito.

Beijos!

Larissa disse...

Alexandre,

Foi como você disse, por mais que tenhamos medo da sombra, ela nos faz caminhar sempre pra frente. Nossa sorte é que ela está atrás de nós, assim ela não atrapalha nossa caminhada para frente. rs

Um beijo.

Vanessa Monique disse...

Não podemos deixar as sombras nos dominarem, seguir elas sempre nos seguirão, faz parte de nós.

www.vanessamonique.blogspot.com
:*

@juusep disse...

As sombras me machucam, levemente, mas machucam! Prefiro distancia delas..

gabi disse...

vai ser meio complicado pra mim, mas eu posso tentar conseguir... quer um raio-de-sol?

Anônimo disse...

Ola meu amigo, entrei aqui só pra dizer que vi seu recadinho, será sempre bem vindo em minha asa rsrsrsrs me segue no meu verdadeiro blog

http://lisandralavigne0.blogspot.com/

aquele outro só são mensagens que eu gosto, nesse eu transcrevo minha alma.

Um super beijo.

Cheiro

Fátima disse...

Oi Ale,
Somente nós que traçamos nossos caminhos o resultado do que somos é consequência de escolhas. Em teu texto todo, eu espera o que vc disse: fé, sem ela somos nossos medos nossas sombras.
Belo texto reflexivo.

Beijos meu

Lia Araújo disse...

Apaga assim que ler... mandei pro orkut.. mas, deu erro e não foi todo....

Alexandre meu querido!
Eu confesso a minha culpa. Estou sendo uma péssima pessoa, não é? É que vc é sempre tão forte. Tão seguro de si... vc sabe a dor... talvez um dia ela passe... ultimamente ela me grita e não sai de perto... dói sabe? E eu não consigo enxergar outra coisa. Alexandre é tão diferente a nossas histórias. Vc teve uma coisa com a menina que vc sempre vai amar... foi uma historia que não deu certo... mas, teve historia teve amor, teve alguma coisa. Eu e o Alexandre não somos nada. Nada. Nunca seremos nada. E isso é indubitável. Eu perdi a fé... mas, tem a esperança, pq essa desgraçada nunca morre. Mas, não to te escrevendo pra dizer isso. Quero te dizer que o Alexandre, o blog, me trouxe coisas lindas....desenvolvi a escrita.... conheci pessoas que valem a pena.... ( não fica inchado) vc é uma delas... eu me preocupo contigo, eu me importo e vc é um amigo, alguém que eu nem conheço mas, que eu gosto imensamente... alguém que eu quero abraçar no futuro... mesmo se vc tiver com um nariz de palhaço ou me chamar de Liazinha.
Era isso... eu gosto muito de ti... e vc tem o privilegio de gostar de mim Tb, olha que coisa maravilhosa? Um ser humano tão singular e modesto.... pois sim... eu sempre terei um sorriso pra ti... e eu prometo mudar... mas, não muito... só não quero que vc mude seu olhar sobre mim? Promete? Promete que eu prometo ser assim, sempre singularmente e maravilhosamente chata!!!!!Eu gosto muitooooooo de ti.... então.... se tudo der errado pra gente... a gente ainda tem um ao outro... e não é premio de consolação... é de merecimento.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alexandre, não chora, ta?
Te deixo um abraço enorme... e um sorrisinho sarcástico.
P.S Deixa eu te contar minha net ta péssima... por isso não entro mais... lembra que eu tenho uma net movel? Pois é...o governo inventou de por uma internet de graça e as antenas atrapalham o sinal da vivo... eles estão arrumando... só dizem isso... mas, li e to escrevendo o comentário.

P.P.S
Morri de ri lendo o comentário... sou chata mas vc me ama mais por isso que eu sei.. por essas minhas manias bestas e essas minhas neuroses fascinantes... eim... adorei demais... eu devo ser doida... nem ligo quando as pessoas elogiam mas, adoro quando criticam ou escrevem me chamando de chata... nossa... eu realmente tenho problema...

eim... não me esquece não.. to chata... mas, vou melhorar... não é uma promessa... é uma profecia...rsrs

Lia Araújo disse...

E to com saudades das nossas conversas... vc bem que podia ter um celular da claro, né?

acho que é isso...

Eu te amo, tb

:D

Naia Mello disse...

Inspirador. É isso. Sabe. Dá força na gente.

Leonado disse...

pooh' meeu . . Muito bom esse seu post'
você tem jeito para escrever, ficou muito bom. .
Gostei mesmo D:

http://leonarrdolima.blogspot.com/