Até o fim da viagem

11 de fevereiro de 2012




Durante a vida nos tornamos especiais para pessoas especiais. Mesmo quando partimos, um pouco de nós sempre fica. E nossa presença se eterniza...


Durante os dias, em toda nossa vida, caminhamos sem saber o que virá pela frente. Podemos imaginar e planejar, mas jamais seremos capazes de determinar o dia de amanhã. Vivemos ante um mistério, um oculto presente em cada instante, uma ilusão ainda não materializada. Aí descobrimos que precisamos então aproveitar intensamente cada momento, cada minuto e cada dia. Durante o crescimento o erro é inevitável. Os acertos surgem após amadurecimento e muito soco levado. O sofrimento é uma constante, o choro, a dor, a lágrima contida, o sorriso desprendido e o abraço apertado. Aos poucos descobrimos as brincadeiras, a tristeza, a alegria, a amizade, a cumplicidade, a falsidade. Durante o caminho, esbarramos em pedras, mas muitas vezes em joias; pulamos obstáculos e desbravamos sonhos. Da vida então a gente ganha olhares, beijos, apertos de mão, palavras de carinho, um gesto de oi, um eu te amo.

Nessa viagem criamos expectativas, ansiamos desejos, sonhos, ilusões, adquirimos amizades, perdemos amizades, colecionamos amores, decepções, conquistas ou não colecionamos nada. A gente projeta os pés no vazio, sem saber onde pisar, viramos a página sem saber se é a última, nos deitamos para dormir sem imaginar como será o dia seguinte. Então continuamos, estudamos, batalhamos, lutamos por nossos ideais, colocamos em prática ideias, concretizamos sonhos e metas. Do nosso lado contamos com o apoio de familiares, de amigos, pessoas especiais que querem nosso bem, que se importam e emocionam e se felicitam juntamente conosco. A cada dia refletimos, amadurecemos mais e percebemos os reais valores da vida. Com muita alegria, a vida nos presenteia com lições que beneficiam nosso crescimento. Observamos que a verdadeira felicidade está muito perto do que nós imaginamos: dentro de nós.

A cada passo dado, a cada degrau vencido, notamos que ao nosso redor existem coisas boas, bonitas, lindas, que nos dão forças pra viver. Felizmente a gente segue construindo nossa vida da forma como queremos, nos tornando o que queremos ser, vivendo como achamos que deve ser. Destas experiências os olhos abrem mais, contemplamos a beleza da vida, da intensidade do sol, do mistério da noite. Entendemos então que a vida precisa ser vivida. É então, quando finalmente chega o momento em que tudo vem à nossa mente, de tudo que vivemos, o que passamos, os aprendizados adquiridos nos surgem como um reflexo do que escolhemos. Notamos que ao redor sempre há muitos e infinitos motivos para ser feliz. Notamos que a cada dia a gente se torna especial, importante, querido e amado por alguém.

Definitivamente a gente caminha de cabeça erguida, tendo a certeza de que tudo que vivemos e de todos os momentos felizes que passamos, ao lado de joias, estrelas e flores que são nossa família e nossos amigos, jamais serão esquecidos e que ficarão eternizados no nosso e no coração de todos. Que por sermos especiais, seremos sempre lembrados, estaremos firmados nos corações de pessoas amadas, mesmo depois que o último sopro chegar, que a viagem terminar...

-
Texto originalmente escrito em 20 de julho de 2007, em homenagem às vítimas do vôo 3054 da TAM.





Aspas do Autor: Este texto foi escrito há quase cinco anos no meu antigo blog, e estive a relê-lo por estes dias. Me emocionei bastante, relembrando o triste episódio do acidente da TAM. Não sei se alguém lembra. Apesar do tom triste, decidi novamente compartilhar este texto que fiz (com uma leve revisão), justamente pela linda mensagem contida nele e por particularmente achar um dos textos mais bonitos que escrevi até hoje... No mais, as coisas andam bem. As férias me desacostumaram, mas estou voltando ao ritmo de pouco em pouco. Meu carinho à todos.

9 comentários:

Anónimo disse...

Oi Alexandre,

Tudo bem?
Suas férias foram boas?
Li seu texto, na íntegra, e vou comentar com uma frase, que é um lugar comum: A VIDA É MARAVILHOSA.

Bom fim de semana.
Abraços de luz.
Agradeço seu comentário em meu blog.

Camila disse...

Eu espero ser especial para quem amo.

Luzia Medeiros disse...

Eu lembro sim, foi um triste episódio. Você soube descrever de maneira leve e tocante, como sempre me emociono com tuas palavras. Em alguns momentos achei parecido comigo.

Ps. Obrigada pela força, pelo carinho, no fim eu sei que vai dá tudo certo,pois, Deus está com todos nós.

Unknown disse...

Olá!
Passando pra te deixar um abraço bem apertado e desejar uma ótima semana!
Meu tempo tá bem corrido pra visitar a todos os amigos!
Logo volto pra comentar direito.. rsrs

Bjkas

Bandys disse...

Ola Alê,


O amor de uma grande amizade:
é como a luz do dia, clareia o pensamento, anima o coração
e enche a vida de alegria.
O valor que há numa grande amizade:
é tão caloroso e brilhante como o sol de verão,

Basta olhar o horizonte para sentirmos sempre a presença do amigo.

Paz.

beijos

Rodolpho Padovani disse...

Sabe que eu me identifiquei muito com isso, Alê. Eu sou daqueles que prioriza o hoje, há muito tempo deixei de me preocupar incansavelmente com os amanhãs e aprendi que os ontens deixam marcas, boas e ruins e cabe a mim escolher qual delas eu deixarei me afetar.

Vivemos e ao viver nos conectamos e fazemos, mesmo que minimamente, a diferença na vida daqueles que realmente se importam de estar ao nosso redor e que sentem nossa ausência.

A vida é hoje e hoje é o dia para vivê-la, pena que muitos demoram para perceber isso.
Texto inspirador e reflexivo.

Ando sem muito tempo para leituras, mas eu tento me manter presente aqui nas páginas.
Abraços.

Anônimo disse...

Esse texto é lindo, meu amigo - além de ser uma eterna homenagem, também é uma grande lição. No caminho que se trilha para a vida, cometemos erros e acertos dos mais variados. Mas sempre vale à pena. Abraços!

Monique Premazzi disse...

Que texto lindo esse aqui, Ale. Você escreve de um jeito tão leve e bom, que nem notamos que chegamos ao final. Por isso gosto tanto de ler o que você escreve e foi um dos blogs que eu mais senti saudades nesse tempo que estive afastada.
A vida é uma grande história de misterio que precisamos ler todos os dias um novo capitulo para saber o que vai acontecer. Até que Ele nos tire a vida, vamos lutar com muitos dragões da vida e também encontrar com muitos anjos para nos dar felicidade. É o nosso dever viver cada dia como se fosse o ultimo, aproveitar e ser feliz acima de tudo, porque problemas sempre vamos ter.

Estou de volta! Agora em outro endereço. Senti saudades de verdade. Beijos, Monique <3

http://www.secretsofalittlegirl.com/

Ale disse...

'Enquanto viverem aqueles que nos amaram, uma parte de nós, continuará viva,'