A ética nas ações

13 de fevereiro de 2010




A ética se constitui na teoria de determinar o que de fato seria mais justo ou menos justo a si quanto para uma sociedade, diante da escolha de ações que afetam terceiros. Essa reflexão tem se tornado uma essencial questão para o ser humano, que procura ter senso ético e discernimento necessário para estar avaliando e julgando suas ações como, certas ou erradas, boas ou más. O ponto central está em entender e compreender a importância de se ter no mundo uma convivência mais civilizada, com mútuo respeito. Esse comportamento ético é um elemento imprescindível para a construção de uma sociedade digna e respeitada.

O equilíbrio moral deve andar em companhia com o indivíduo, e nessa premissa a ética deve estar evidenciada em toda ação tomada. O ideal sempre é saber anteceder o que de fato vai ser prejudicial ou não. O ser humano não vive sozinho no mundo. Por essa e outras questões é que é deveras importante frisar que a ética precisa estar dentro de qualquer ação. Os comportamentos humanos são influenciadores no desenvolvimento intelectual e social, pois todas as atividades envolvem certa carga moral, o que diretamente afeta no progresso, tanto individual quanto em um coletivo.

Hoje podemos mensurar e considerar o fato de que se as pessoas agem sem os preceitos éticos, podem prejudicar de alguma forma, direta ou indiretamente a liberdade ou a vida de outra. Este fator nos assinala que atitudes não éticas afetam diretamente o progresso, haja vista que uma sociedade só se desenvolve dentro de parâmetros idôneos. Não há como haver crescimento da nação, se cada cidadão fere e não respeita o outro cidadão. Os conceitos éticos estão na base que auxiliam o que é bom para certo indivíduo ou sociedade em questão, sem que essa interfira na liberdade individual. Essa reflexão em como se deve moldar o caráter moral ante os outros, nos remete à premissa do direito à liberdade.

A liberdade mal assimilada leva a interpretações errôneas sobre específicas atitudes. Vive-se em comunhão com outras pessoas, e que apesar de cada ser humano poder agir como quiser, é preciso atenção para que as atitudes não firam a liberdade da outra pessoa, ou estejam fora de uma matriz cultural cultuada por uma sociedade. O conceito de livre arbítrio se sustenta no fato de podermos fazer o que quisermos, muito embora, o respeito ao próximo e o bom senso precisam prevalecer. A base de todas as ações éticas está no respeito mútuo, e isso não fere a liberdade de ninguém, apenas assegura o direito de cada um em poder viver em paz, da maneira como queira.

O ser humano precisa equilibrar os pensamentos e as atitudes, e dessa forma ele encontrará o caminho que o possa conduzir às ações mais adequadas. Com uma apuração melhor sobre o que lhe rodeia, ele terá a capacidade de notar o bem que estará fazendo a ele ou à sociedade. Com esta reflexão é possível saber escolher que ação tomar, sempre enraizada nos conceitos de valores éticos. As reações comportamentais, oriundas das relações interpessoais, ajudam-nos a entender com mais coerência a importância de viver em cima de bases sólidas, apregoando uma consciência moral dentro de uma sociedade que busca a sua própria liberdade sem estar sendo prejudicada. O progresso no mundo está nas raízes éticas presentes no senso de cada um. No exato momento em que se tem essa sensibilidade com a realidade, de forma absoluta, quem se beneficia é a própria humanidade. Não tem como uma planta crescer se ela ainda não foi plantada. Portanto, sem ética dificilmente há progresso.

 
 

 
Aspas do Autor: Apesar do caráter redacional, às vezes é bom discutir um assunto do nosso cotidiano. E a ética é um dos temas mais pertinentes na atualidade, com ao qual precisamos nos inteirar totalmente. Entra década, sai década, e ainda presenciamos muita falta de ética nos comportamentos das pessoas. Numa sociedade que devia primar pelo progresso, a cada ano, caminha para trás. Quem sabe esse quadro se altere. Não depende apenas de mim. Fica aí a reflexão. Bom Carnaval a todos. Fica aqui meu carinho à todos os visitantes. Até o próximo sábado com mais um conto.

11 comentários:

Laís Dourado disse...

E esse é um tema sempre atual. Dentro do direito, a gente se depara com essa proposta o tempo todo (provas, concursos e seleção de estagio). É muito importante fazer reflexões profundas, que vão além do "ética é falar a verdade", saber que o tema tem maiores implicações.
Gostei do texto, muito bem escrito! ;D!

ps. Obrigadíssima por tudo que você disse lá nos comentários, você é um amor! Continua postando ótimos textos e aumentando as Aspas, eheheh!
Ps. Se a pergunta do forms for a que eu tô pensando, foi fofinha sim! ;D, também não podemos generalizar anônimo = ruim né?
Beijos ;)

Carolinne disse...

Muito bom o texto! Precisamos ter ética em cada ação, em cada lugar idependente de tudo e de todos, a sociedade precisa disso! Parabens! Palavras sábias! :D

Carla P.S. disse...

Bom tema, e boa gravura.
A ética não atrai justamente por ser "redacional", dentro do planejado.
Maldita imaturidade de uma sociedade burguesa e imatura, uma sociedade capitalista e tão cheia de si.
Benditos aqueles que lutam com braços fortes contra a corrente, que prezam pelo caráter e pela ética.
Obrigada pela visita,
um café.

Jana disse...

haha
achei graça na imagem... um trocadilho bem interessante.
seu texto se pareceu um pouco com um tema que eu escrevi, mas o meu falava de 'etiqueta na internet'. Apesar de o sseu, claro, ficar muito maais detalhado e cheio de informação.
Acho que ética não se resume a certo e errado, vai tbm misturado com respeito, assim como vc falou :)
Beijo!

Canteiro Pessoal disse...

Alexandre. Que look e conteúdo de deixar o leitor de queixo caído, pelo menos aos meus olhos. Tudo com glamour e bem articulado. Quero beber deste tua fonte, pois meu íntimo se satisfaz diante do doce aqui ofertado. Portanto, está como minha parada obrigatória.

Paz,
Priscila Cáliga

Nise disse...

bom tema do seu Post.Altamente discutível.

Hugo de Oliveira disse...

Bom tema para um debate.

Gostei muito da postagem.

abraços

Hugo

Wesley Bezerra disse...

Assunto absurdamente delicado. Ética tbm sofre com o efeito da individualidade, leia-se ponto de vista e situação socio-economica.

O fato é que, no nosso pais, tudo é demasiadamente complicado, o que da muita vazao para a anti-ética..

enfim.. cada um sabe o coração que tem...

Pod papo - Pod música disse...

Só com ético conseguimos conviver com outras pessoas, sempre respeitando o espaço do outro. Para mim, a liberdade sem ética não é boa.

Beijos

Larissa disse...

Obrigada pela força lá no blog e pelo elogio. De coração.
Agradeço também a visita costante que tem feito ao meu blog. É muito bom saber que existem pessoas que apreciam a minha escrita, assim como eu, rs.

Um beijo.

Autora disse...

Ética é essencial,e todos os dias deve ser aplicada a tais tarefas,seja com as pessoas ou consigo mesmo.