ELE está em tudo

30 de agosto de 2008


“Quando sentir o vento percorrendo o seu corpo, não duvide, é ELE te abraçando”



ELE está na essência de um olhar, nas lágrimas rastejantes pelo rosto e em cada piscar. Está na magia do abraço, no calor de um afeto e no sorriso estampado. ELE está em cada suor que produzimos; em cada fio de cabelo; em cada milímetro de nosso corpo. Está em todos os nossos sentires. ELE está nas veias, no sangue que corre dentro de nós. Está aonde menos esperamos, aonde pouco enxergamos, e sempre podemos ver, porque ele é perceptível no imperceptível, e sentido no além. ELE está no vazio, na falta, no bem-estar, no carinho, na riqueza, na pobreza e na abundância. Reside no cerne do conhecimento, na sabedoria das sabedorias, e na existência do infinito; Vive nos sonhos, nos melhores desejos. Está no melhor e até no pior.

ELE está no ar em que respiramos, no vento que podemos sentir, em cada fragrância do amanhecer; num jardim e num deserto. ELE está no pouco e ao mesmo tempo no nada; ELE está sem estar. ELE está no reflexo do espelho e no rio; está em cada gota do mar, em cada grão de areia, e nas menores coisas que você pode imaginar. Está nas nuvens, em cada pássaro no céu, e em cada resplandecer do dia. ELE está na aurora do amanhecer, na beleza de um entardecer. Ele está na luz; ELE é a Luz. ELE transluz no brilho das estrelas, na penumbra de um luar; ELE está em cada angústia, em cada dor, na alegria, no dissabor; reside na vitória, e na conquista, no aprender e no ensinar. ELE vive na magia de um gesto amigo, na canção de uma sinfonia.

ELE está no estribilho das emoções, na fluência apaixonante da vida, na magnificência da existência humana. ELE está nas estrofes de um poema, num singular soneto e no delicioso sentimento de amar. Está na pureza e na inocência; está na esperança, na paz, no carinho, na cumplicidade e na amizade. ELE está no idílico jardim de nossa alma; em todas as sensações, na inebriante força pulsante e magistral do universo. ELE está na pergunta e na resposta; está na dúvida e na certeza. ELE está nas maravilhas da natureza, na doçura, e em toda essência.

ELE está no temporal, na chuva que cai do céu, ele está na poeira, na frígida e cálida sensação de felicidade. Ele reside em tudo que é vida, em tudo que se movimenta, mas até em tudo que nem existe ou não se move. Porque ele é mais que o mais, e está sempre além do além, na frente do que está na frente, e atrás do que está atrás. ELE está essencialmente no silêncio, na força penetrante da esperança e da fé. ELE habita na compaixão; no perdão; no beijo, e no intenso. ELE extravasa pelos poros, e se torna elo de tudo e todos.

ELE está no amor; ELE é o amor. ELE está em tudo; tudo está nele. Mas ELE é simplesmente tudo. Ele está dentro de nós, e não pulsa apenas sangue pelo corpo, mas nos orienta a caminhar e seguir o caminho correto. ELE nos dá margem pra aprender o sentido de amar, a descobrir os reais valores de cada experiência e saber valorizar cada minuto vivido. ELE está, e sempre estará presente em tudo que é sinônimo de vida.

Quando há vida, há esperança, e onde há esperança, há DEUS.



----------

Aspas do Autor: Acho que nesse momento, mais palavras não são necessárias. Deixo aqui uma paz pairando no ar. Porque ELE está aqui, e também em você que lê. Meu eterno carinho à todos que docemente me visitam.

Encontro com o Mar

23 de agosto de 2008

Quando me dei conta, foi quando a vi. Estava tudo calmo, aparentemente. A sensação não era familiar, e definitivamente me dava certa ânsia em torno daquilo que finalmente deslumbrava. Não tremia, mas eu sentia minhas pernas arquearem, e meus olhos fraquejarem ante tanta maravilha. O fato é que fui invadido por uma sensação desconhecida, mas imensamente boa e confortável. Não saberia descrever, e sinto-me incapaz de transcrever a emoção e toda a sensação que foi estar finalmente à frente de uma obra do grande Pai. Desejei sempre essa oportunidade, e estava então ali tendo essa chance, embora imóvel e fascinado. Difícil explicar aquele momento. Não saberia dizer quanto tempo durou. Podem ter sido séculos ou minutos.

Aquela brisa agradável resvalava em minha fronte e me trazia à realidade. Com uma força amável, ela impulsionava meu ser e me arrastava até ela inconscientemente. Era bom de estar ali. Não era mais uma imagem na televisão, um impresso e nem uma foto. Era real. O mar estava ali envolto em um mistério cálido, em uma serena confluência, em uma existência magnífica. E sentia aquela magia, a maravilha que era estar próximo daquelas águas. Era um sonho realizado. E então fui respirando, suavemente, e fui me aproximando e sentindo uma energia de incomensurável poder. Era difícil de acreditar no que sentia, no que presenciava. Ao mesmo tempo era difícil não se emocionar, e sorrir, se encantar.

Lentamente fui caminhando e ao pisar naquela areia fofa, molhada e de suavidade jamais sentida, eu pude sentir aquela força, aquela energia vinda da mãe natureza. Pude perceber e entender o quão tudo ali significava e o que despertava nas pessoas. Unir meus pés à areia era incrível e ainda poder molhar meus pés nas franjas do mar tinha um prazer inconcebível. Fui aos poucos me afeiçoando e me ligando àquele local de pura magia, de beleza rara, de sensações fraternas e doces. Tudo ali tinha uma composição magistral. Era o som das ondas, da brisa, aquela úmida, fria e ao mesmo tempo quente areia, aquela água gelada e refrescante, aquele céu único e de beleza ímpar. Estava completamente encantado.

O encontro com o mar foi uma daquelas experiências inesquecíveis, daquelas que se mantém firme na memória e que ao serem lembradas, aparecem nítidas, vívidas e extremamente reais. Foi uma vivência única e especial. Lembrar de algo vivido todo mundo lembra, mas tornar algo especial e verdadeiramente inesquecível poucos conseguem. O importante não é só lembrar, mas sentir. E é assim que pra sempre sentirei o mar.



----------
Aspas do Autor: E como foi bom todos os momentos em que passei ali. Eu moro em Rondônia, distante do litoral, e nunca tinha visto o mar. Pra mim foi maravilhoso estar ali perto, sentir aquele frescor, aquela energia. Foi fantástico conhecer o mar, essa uma das belezas de Deus. Irei mais vezes pelas "beiradas" do Brasil, porque conhecer o que há de bonito pelo meu país não tem preço. Carinho a todos. Ah, isso foi em Salvador, janeiro deste ano.

Queremos Paz

16 de agosto de 2008


Queremos apenas silêncio,
apenas o murmúrio da inocente paz;
de toda sinfonia que se entrecorta
por entre nossa profunda alma.

Queremos dias de profunda sabedoria,
com gotas de emoção, e rios de alegria,
Cores que se propagam por entre os olhos.
Queremos abraços e beijos sinceros.
Queremos a vida mais desperta.
Queremos abrir os olhos,
e ver a maravilha do que é viver,
para poder em paz morrer.

Queremos paz no mundo.
Queremos dias de paz.
Para que cada ser humano,
consiga viver mais...

feliz.



----------

Aspas do Autor: Mas não basta querer. Precisamos tornar isso possível. E unidos. Meu carinho à todos.

Pais e Filhos

9 de agosto de 2008

É no primeiro momento em que abrimos os olhos, que o espetáculo da vida realmente se encontra ao nosso alcance. Acolhidos numa necessária escuridão inicial, somos presenteados com a luz da vida. Pequenos e frágeis somos acalentados por um mundo maior e totalmente novo. E então aos poucos e lentamente vamos absorvendo tudo que nos cerca, e todas as pessoas em volta. Tudo é surpresa, é mistério, uma nova descoberta. Nesse instante somos apresentados a duas pessoas que terão a missão de nos guiar pelos caminhos da vida: nossos Pais. Eles que a partir deste momento se tornarão as pessoas mais importantes em nossas vidas, e as que vão angariar a singular missão de nos amar e mostrar esse amor nas mais diversas formas. Nossas vidas ficam em suas mãos. Desde cedo aprendemos que não conseguiremos sobreviver sem eles.

Somos levados aos seus cuidados e lentamente, dia após dia, vamos sentindo a energia vibrante, materna e paterna que surgem, nos gestos deles. E então vamos a cada dia sentindo o afeto, o carinho e todo o calor de seus braços a abraços. Nessa relação inicial pais e filhos, eles nos acalentam, e mesmo sem muito conhecer e entender, nós sentimos um prazer incomensurável e uma imensa alegria satisfatória com a presença deles. E nessas mágicas sensações, vamos aprendendo a ter confiança e segurança com a companhia dos pais, o que ajuda a se firmarem em nossas vidas e se tornarem alicerces em nosso crescimento. É assim que vamos aprendendo pouco a pouco a lidar com tudo que nos cerca. E vamos adquirindo gostos, manhas, desejos, dores e alívios, e eles estarão lá pra nos atender, nos acolher, cuidar, e nos mostrar sempre mais um pouco da vida. Aprendemos cedo a amar esses dois anjos.

Pais e filhos então se relacionam, e nessa constante o tempo vai passando e vamos crescendo, evoluindo, e junto com a gente os conhecimentos que nos são ensinados, as lições que a nós são passadas ou aprendidas, a vida que nos é apresentada. E nessa caminhada, vamos conhecendo o porquê de várias coisas; por que isso e aquilo; por que tudo é assim; por que não ter isso ou fazer aquilo. Por quê? Juntos, pais e filhos se tornam respectivamente professores e alunos, e muitas vezes o inverso também. Mas no nosso julgamento, os pais nos surgem muitas vezes como vilões, embora logo depois apareçam como heróis. Não entendemos muitas coisas, mal compreendemos, enxergamos não muito. Somos leigos em conhecer a vida. E devemos aceitar o que eles nos ensinam e nos mostram, afinal, eles são nossos pais, e só querem o melhor pra gente. Nisso aprendemos a respeitá-los.

Vamos crescendo e aprendendo sempre com a ajuda dos nossos pais, sobre os desígnios da vida; o que é certo; o que é errado; o que se deve ser feito ou não feito; os caminhos que devemos seguir; a forma como devemos nos portar e ser, respeitar e viver. E então somos lentamente preparados para enfrentar a vida. E então levamos socos e tapas, erramos, tropeçamos, caímos e nos sujamos. E em cada conquista ou derrota, nossos pais irão nos confortar, nos entender, nos escutar, desabafar ou brigar, e nos mostrar quão a vida é batalhada e sofrida, e o quanto devemos preservá-la, respeitá-la e compartilhá-la. Com o passar dos anos nos tornamos pessoas íntegras, seres humanos capacitados, firmes, seguros, confiantes e perseverantes. Os pais nos ensinam o afeto, a sinceridade, o carinho, a alegria, a espontaneidade, a amizade, o tão grandioso amor, e dentre muitos outros valores. Então nós aprendemos o real valor deles.

O nosso crescimento, nosso amadurecimento, nossa formação e educação é resultado do amor, da compaixão, e do imenso afeto de nossos pais, que quando podem sempre estão por perto nos ensinando e nos ajudando a ficar em pé. Tornamos seres humanos responsáveis, dignos, respeitados, queridos e amados graças ao esforço dos dois em nos ensinar a moral e valores éticos. Caminhamos e então aprendemos a cuidar deles, a valorizar e a amar mais e mais a cada dia essas duas pessoas maravilhosas e fascinantes. É nesse instante que tudo vem à nossa mente, tudo que eles representaram e representam para nós, filhos. E mesmo se tivermos a vida inteira, jamais seremos capazes de agradecer a tão valiosa importância de suas presenças em nossas vidas. É algo sem tamanho e sem explicação. Só podemos dizer algo com certeza, e enfaticamente: Nós, filhos, amamos e jamais deixaremos de amar nossos pais.

E quando tivermos a chance de compartilhar o que aprendemos, a ensinar e amar os nossos filhos da mesma forma como fomos e somos amados pelos nossos pais, e ouvirmos no futuro um “eu te amo” deles, entenderemos finalmente a sublime importância de ser pai ou mãe.



----------
Aspas do Autor: É um texto que escrevi em homenagem não exclusivamente ao meu pai, mas à minha mãe também. Graças aos dois sou a pessoa que sou, e um dos motivos pela qual minha vida é tão feliz é por causa deles. Acho que ser pai não é melhor que ser mãe, nem o inverso. E também não quis passar isso no meu texto anterior. Ambos são essenciais na nossa vida. A paternidade em si é tudo que envolve a participação dos dois. Ser mãe e ser pai são experiências conjuntas, que retratam a maravilhosa graça de Deus para conosco, que nos dá essa linda oportunidade de sentir na pele o que é amar um filho, da forma como ele nos ama. Sinto em saber que nem todos têm a chance de ter um pai e uma mãe por perto, e por isso sou imensamente privilegiado por ainda ter os meus do meu lado. Amo-os demais. O importante é sabermos valorizar nossos pais enquanto perto da gente. Fica aí minha homenagem. Carinho à todos.

Um sentido da vida

2 de agosto de 2008


“Entre tantos sonhos que eu guardo dentro de mim, o de ser pai é um dos que me dá mais sentido pra viver”



Junto com a imensa vontade de ter um grande amor pra vida inteira, meu maior sonho é ser pai. Entre tantos, esse é um dos que mais me enriquece e me motiva viver. Encaro isso além de uma simples experiência, mas como um sentido da minha vida. E vivo à espera dessa chance; de poder ser responsável por trazer uma vida e poder educá-la. Desejo muito então ser capaz de distribuir carinho, amor e muito afeto a uma criança. Minha felicidade transbordaria pelos meus olhos, pelo fato de que ao menos pra mim não há bênção maior do que ter um filho. É algo que me deixa profundamente emotivo.

Não sei como definir, mas me emociona muito pensar, sonhar e imaginar um dia estar com meu filho nos braços, cuidando e amando e me tornando uma pessoa especial e essencial na sua vida. Imaginar estar vivendo cada fase do seu crescimento, e ajudando-o a aprender, a se tornar um ser humano incrível, me tornando importante nos piores e melhores momentos, é algo sensacional. Porque quero muito estar ali do lado dele em todos os momentos, me fazer presente, e aconselhar, ensinar e mostrar os lados da vida, os revés, as coisas boas, as dificuldades e a necessidade de se superar, acreditar em si, e não desistir jamais. Quero acima de tudo brincar com ele, e compartilhar emoções.

Tenho anseio em ser pai e encontrar outro sentido, outra sensação que me transporte pra mais perto de Deus, pra mais próximo da essência verdadeiramente paterna e universal. Ter um filho pra mim modificaria muito minha visão, abriria mais as portas do meu coração, justamente para conhecer um lado mais mágico, puro e singelo da vida. E quero conhecer esse lado mais humano, essa direção mais tocante com uma mulher especial que me complete e que me dê felicidade com seu sorriso e sua presença. Antes de tudo, quero ter do meu lado uma mulher que se comprometa comigo a constituir uma família, e a harmonizá-la da maneira mais doce e correta possível.

Quero apenas a chance de poder viver ao de lado pessoas humanas, maravilhosas, que me ensinarão tanto quanto ensinarei, e que estarão do meu lado, aprendendo e evoluindo comigo, nas dificuldades ou na prosperidade, nos erros ou nos acertos, na alegria ou na tristeza. Quero uma família para amar, ensinar e aprender junto com eles, a cada dia. Por muito tempo fui guiado pelos meus pais, e me considero um ser humano muito bem instruído por eles. Hoje sei o que quero pra mim, e sei o que é bom ou ruim pra mim, o que é correto ou não. E também desejo isso para o(s) meu(s) filho(s). Quero encaminhá-los a uma vida saudável, orientar para que possam saber definir o que querem e o que desejam; que saibam discernir o certo do errado, e que se tornem únicos e especiais.

Quero formar seres humanos dignos e respeitados, brilhantes e determinados, e acima de tudo, adeptos da arte de amar. Quero ser pai e poder descobrir outro lado da felicidade, porque ter um filho deve ser uma experiência maravilhosa. E quero transbordar de felicidade com meu filho e vê-lo crescendo e conquistando seu espaço na vida. Assim é, e espero.

É um sonho que me alimenta e que dá mais sentido pra minha vida, mas não o espero concretizar tão cedo, porque sei que existe um momento certo pra tudo, além do que ter um filho envolve muitas coisas, que devem ser levadas em consideração. Ter filho é algo sério e exige muitas responsabilidades. Mas eu aguardo o tempo que for pra quando estiver realmente preparado. E mesmo se não encontrar uma mãe para os meus filhos, eu adoto um.



----------

Aspas do autor: E assim é meus queridos. Esse meu sonho vai além de mim, e parte da sensível interpretação que tenho do significado de ser pai. Deixo aqui minha mensagem e exponho as palavras do profundo do meu coração. Carinho a todos.